“Se a vida te der um limão, então faça uma limonada.” Essa é a principal mensagem do livro “Oportunidades Disfarçadas” de Carlos Domingos.
O autor compila histórias reais de empresas que aproveitaram os problemas e adversidades, como crises, concorrência, reclamações de clientes, falta de recursos, problemas pessoais e com a equipe, erros e fracassos, sofrimento e fatalidades e dificuldades no mercado em geral para sobreviver aos momentos difíceis.
Segundo o autor, há dez maneiras de identificar uma oportunidade disfarçada:
- Identificar casos semelhantes ao que você está vivendo: aprendemos com o erro e/ou acerto dos outros. Não precisa ser do mesmo segmento de mercado.
- Não seguir, sem uma análise crítica, cegamente os teóricos e suas regras: o contexto muda e pode ser que a regra ou modelo não se aplique.
- Ser inovador, isto é, fazer algo melhor do que já foi feito antes.
- Ser capaz de mudar de opinião e de direção: o mercado muda!
- Estar realmente presente quando estiver em um lugar: preste atenção ao que acontece ao seu redor, em casa, no trabalho, na rua.
- Conhecer, perguntar e ouvir o seu cliente. O que ele deseja?
- Ter persistência, não desistir: toda empresa passa por dificuldades.
- Não se acomodar nos momentos de prosperidade: a Toyota tem a prática de criar cenários adversos fictícios para tirar as pessoas da zona de conforto e estimular a criatividade de maneira contínua.
- Amar o que faz. Quem ama o que faz se dedica mais, trabalha mais duro, tem mais facilidade para identificar as oportunidades disfarçadas.
- Acreditar que você é capaz.
Eu era recém-formada e trabalhava numa multinacional de alimentos. Nunca me esqueci da mensagem que o presidente da empresa passou para os funcionários, numa festa de fim de ano. Ele disse que tínhamos que continuar trabalhando e buscando os objetivos apesar das adversidades econômicas do momento. Era a década de 90, quem viveu nessa época, sabe o que foi. Os anos 80 e 90 no Brasil são chamados, na literatura econômica, como a “década perdida”. A criatividade, a persistência e a fé dos administradores foram fatores determinantes para a empresa continuar suas operações no Brasil.
Voltando à limonada, ela deve ser feita com alto profissionalismo, com técnica, com medidas de desempenho para que seja sustentável a longo prazo. No momento que estamos vivendo no País, não dá para ser no amadorismo ou na base do tentativa e erro. Não há praticamente espaço para erros e o risco precisa ser adequadamente avaliado.
E você, já pensou nas oportunidades que estão disfarçadas dentro da sua empresa ou de sua vida?
Já pensou em reinventar, identificar os problemas, ampliar sua visão e perceber os produtos ou serviços substitutos aos seus, isto é, aqueles que seus clientes estão realmente consumindo? Já pensou em identificar novas soluções às demandas importantes dos clientes? Já pensou em racionalizar inteligentemente seus processos, reduzir as perdas e desperdícios, aumentar a produtividade do seu pessoal e do seu negócio?
Referências: DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009
O livro está disponível gratuitamente no site: Link para o livro
Autora do Artigo: Beatriz Del Fiol Eng. Alimentos, Especialista em Administração Industrial, Especialista em Qualidade & Produtividade, Mestranda da Pronut – USP, Consultora de Sistemas de Gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos. É auditora para HCCP certificada pela ASQ (American Society for Quality) e sócia da PBC – Food & Beverages Consultants.