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ATENÇÃO! Comunicação não é Luxo. É Sobrevivência.

ATENÇÃO! Comunicação não é Luxo. É Sobrevivência.

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Investir em comunicação preserva a imagem da sua empresa. Em tempos de crise a empresa precisa comunicar seu posicionamento para sua marca não cair no esquecimento.

Não é novidade para ninguém que estamos passando por uma forte e provavelmente longa crise no país. Para se manterem vivas no mercado com a queda do consumo, as empresas precisam cortar gastos, reduzir investimentos e repensar suas estratégias.

E, tradicionalmente, o departamento de marketing e comunicação é um dos primeiros a entrar na lista dos profundos cortes de investimentos, mas é preciso tomar cuidado com as decisões. Uma estratégia de comunicação corporativa bem elaborada pode não só ajudar a passar pela crise como também preservar a imagem da empresa e reforçar seu posicionamento no mercado. Se a empresa não investe em comunicação, deixa de atrair o consumidor para comprar seus produtos e serviços, e então seus concorrentes irão lhe agradecer entusiasmados.

O principal papel da comunicação nesse cenário é entender as necessidades do seu publico e posicionar sua marcar de forma assertiva, com informações relevantes e positivas sobre sua marca.

A comunicação deve ser direcionada para os públicos de interesse, seus consumidores e formadores de opinião, para que percebam que sua empresa é sólida e está preparada para atender suas necessidades e conquistar novos mercados. As informações a serem comunicadas devem ser bem pensadas, bem como as ferramentas e os canais que serão utilizados para se comunicar com essas pessoas planejadas, para alocar seus recursos de forma inteligente e assertiva.

Como já comentado no meu outro artigo “Gerenciamento de Marca em tempos de crise”, existem várias formas de se comunicar com seu publico de acordo com seu orçamento e prioridade. Desde publicação de anúncios nos veículos de comunicação tradicionais, como investimentos em mídia digital, elaboração de conteúdo para engajamento nas redes sociais, trabalhos com assessoria de imprensa, etc. Procure entender onde os seus consumidores estão e quais as mídias que eles estão expostos, para focar suas ações e ser mais assertivo.

Autora do artigo: Rafaela Bedone

Profissional de Marketing e Comunicação, Graduada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e MBA em Gestão de Negócios. Consultora Associada da PBC Food & Beverages Consultants.

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