Partners Business Council

Novo Produto: Os fatores críticos de sucesso

Novo Produto: Os fatores críticos de sucesso

Historicamente, muitos produtos novos desenvolvidos fracassaram ao ser lançados ao mercado. Ultimamente, diante de um cenário tão competitivo e pressionadas a lançar produtos inovadores, cada vez mais as empresas vêm se esforçando para tornar este processo mais eficaz.

Várias ferramentas e técnicas são utilizadas pelas companhias para acelerar a entrada de produtos novos no mercado. A identificação de um plano estratégico, por exemplo, que foi originalmente estabelecida por grandes empresas, mesmo aqui no Brasil, já passou a ser uma atividade básica também para empresas, de médio e pequeno porte. Isto é visível através dos seus websites que, na maioria, apresentam a Visão e a Missão da empresa como forma de mostrar, qual seu grau de comprometimento e responsabilidade em relação aos produtos ou serviços que oferecem, tanto aos seus funcionários quanto ao público consumidor.

Estudos mostram que a adoção de um plano estratégico, bem como do estabelecimento de critérios para o processo sistêmico de desenvolvimento de produtos e outras técnicas realmente colaboram para o incremento das vendas de produtos ou serviços das empresas.

A atividade de identificação dos fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de um novo produto é uma dessas técnicas que também influencia tanto a qualidade do desenvolvimento como otimiza o tempo de execução do projeto.

Os fatores críticos de sucesso se referem às barreiras identificadas pela equipe envolvida com o processo de desenvolvimento de projetos podendo afetar negativamente o sucesso de um novo produto se não forem suplantadas. Eles abrangem desde a concepção de uma ideia até o momento final de consumo do produto, passando pelas fases de estudo de viabilidade, desenvolvimento inicial, desenvolvimento avançado, lançamento e comercialização. Uma vez identificados, os fatores críticos de sucesso devem ser superados antes de avançar para as etapas seguintes do projeto, facilitando assim identificação de novas soluções com maior propriedade.

Os fatores críticos de sucesso podem ser avaliados com relação ao Negócio, aos Departamentos e aos Projetos. Vamos focar agora em projetos de desenvolvimento de um novo produto e, para tal, selecionamos alguns tópicos, de forma aleatória, que podem ser considerados conforme o perfil de cada estudo: parâmetros de custos, prazo de validade, determinação de parâmetros de processo, adaptação de fórmula ao conceito, interação produto com embalagem, características sensoriais, perfil nutricional, HACCP, margem de contribuição, disponibilidade de matérias-primas, teste junto ao consumidor, alegações de saúde e muitos outros.

Basicamente, um grande número de departamentos pode ter seu papel na identificação dos fatores críticos de sucesso, seja Marketing, P&D, Produção, Regulatório, Vendas, Engenharia, Compras/Fornecedores, etc.

Este processo envolve, porém, muitos desafios que devem considerados conforme o enfoque dos projetos. Por exemplo:
• Entrega contínua de produtos e serviços excedendo expectativas de valor percebido, qualidade e preço;
• Mobilização de departamentos para desenvolver e implantar os projetos;
• Comunicação e trabalho em equipe;
• Atividades integradas que ajudam a evitar interpretações erradas desde o início do projeto até o lançamento.

Além destes desafios, que norteiam o processo de desenvolvimento de produtos, há também uma série de obstáculos que devem ser avaliados como necessidade de melhoria ou mesmo de investimento. É importante a atenção para que pequenos detalhes não interfiram negativamente em algum momento do projeto. Por exemplo: burocracia, falta de orientação a solução de problemas, falta de objetivos claros, informação errônea (interna e externa), falta ou excesso de suporte da equipe, falta de iniciativa, visão e estratégias de negócios indefinidos, alocação errada de recursos, conceito fraco, distância do consumidor, concorrência, etc.

Autor do artigo: Guaracy Pessôa

Químico Industrial com Especialização em Administração de Negócios, diretor da Sol Intal, consultor na área de Inovação e Desenvolvimento de Produtos, sócio da PBC – Food & Beverages Consultants.

About the author / pbcgroup