Partners Business Council

Reduzir Custos com Qualidade – Quebra de Paradigma

Reduzir Custos com Qualidade – Quebra de Paradigma

05

Quebrar paradigma – Melhorar a Qualidade com Redução de Custos.

Na economia globalizada as oportunidades dos negócios se multiplicam e as empresas necessitam alcançar um nível cada vez maior na competitividade.

Qualidade ótima é aquela que o consumidor aprova, e que tem o menor custo na operação.

A empresa para ser mais competitiva frente ao aumento da concorrência no mercado, terá que colocar em prática metodologias e controles mais completos e determinantes. Haja vistas, inúmeras empresas que antes consideradas em posição de destaque, vêm nos últimos anos, amargando resultados preocupantes com a perda de mercado para concorrentes focado sem custo com qualidade.

Reduzir custos é um movimento interno à empresa, e depende de política mais administrativa que operacional – este é o grande desafio!

A tão almejada competitividade requer ações internas seguras e muito bem “dosadas” para não correr risco de se perder no caminho.

Para a redução de custos, as medidas que contribuem não devem interferir no “perfil” do produto – e sim, melhorar a qualidade pela competência dos controles adotados.

É necessário identificar os dois tipos de desperdícios numa operação:
– os visíveis – embalagens com defeito, má formação do produto, sobre peso, peso baixo, oscilação da cor e aspectos físicos, sujidades e outros;
– os que são ocultos – rendimento de industrialização falho, armazenamento inadequado, falta de planejamento e controles, logística inadequada, elaboração equivocada do preço do produto, falta de inovação de produtos e outros.

Portanto, maior produção com qualidade esperada e custo adequado para o bom suporte financeiro da empresa é o caminho a ser percorrido. Isto depende de uma política interna eficaz e uma visão atualizada do momento.

 

Autor do Artigo:Henrique Ansaldi

Químico Industrial, especialista em gestão de processos e tecnologia de alimentos, desde a cadeia de suprimentos, tecnologia, desenvolvimento de produtos, operações industriais até distribuição e logí­stica, sócio PBC-Food & Beverages Consultants

About the author / pbcgroup